O que é coworking e como ele pode te ajudar a alavancar o seu novo negócio

7 nov 2018
space
79
0

(Você já deve ter ouvido falar de coworking, mas você sabe o que é e como funciona essa nova forma de trabalhar e compartilhar espaços?)

Coworking é uma palavra em inglês que pode ser traduzida livremente como trabalho compartilhado ou co-trabalho. É uma forma de trabalho onde um grupo de pessoas compartilha um espaço físico, geralmente um escritório, para trabalhar ou começar seu próprio negócio.

Esses profissionais podem ser autônomos, freelancers ou até mesmo uma micro empresa ou startup. Algumas dessas pessoas escolheram trabalhar em um coworking para fugir do isolamento do home-office, do barulho das cafeterias ou das distrações de casa. Seja qual for a razão, um espaço de trabalho compartilhado pode ser uma solução flexível para quem procura esse ambiente de trabalho.

E onde ele surgiu?

O coworking surgiu em 2005, nos Estados Unidos, como uma alternativa para profissionais que buscavam um local de trabalho que oferecesse flexibilidade, baixo custo e principalmente, compartilhassem valores de colaboração, compartilhamento e o uso otimizado dos espaços de trabalho.

No Brasil, essa modalidade de serviço surgiu em meados de 2007, porém sua popularização só se deu quase dez anos depois, por volta de 2015. Atualmente, de acordo com o Censo Coworking Brasil 2018 do Portal Coworking Brasil, existem 1.194 espaços de trabalho compartilhado, conhecidos, espalhados pelo país, que possuem uma área desde 50 até 3000 metros quadrados e atendem aos mais diversos profissionais e segmentos.

Número de coworkings conhecidos no Brasil de 2016 a 2018 (https://coworkingbrasil.org/censo/2018/)

fonte: Censo Coworking Brasil 2018

Porém, na prática, coworking é muito mais do que um espaço físico de trabalho compartilhado.

O coworking é uma metodologia de trabalho que se baseia em valores da economia compartilhada, como troca de experiências, compartilhamento de recursos, de valores e de espaço.

Assim, um espaço de coworking prevê também um compartilhamento de ideias e valores pessoais, é uma maneira sustentável e integradora de se fazer negócio, criar redes profissionais e colaborativas.

Como funciona um coworking?

Apesar da grande variedade de oferta de coworkings no mercado, os  espaços compartilhados de trabalho funcionam de forma parecida.

Para utilizar um espaço de coworking, basta entrar em contato com o local de interesse e contratar um plano de acesso que atenda às suas necessidades e perfil. Há planos diários, mensais, anuais e até por hora, já que a flexibilidade é um dos maiores diferenciais dessa modalidade de negócio.

Geralmente, no plano de acesso está incluso o local de trabalho, que pode ser fixo ou móvel, salas de reunião para atendimento à clientes, uso de cozinha ou espaço de lazer, etc.

Se a sua empresa tiver mais de um colaborador, alguns coworkings oferecem salas individuais maiores, dependendo da estrutura disponível.

Há coworkings que aceitam a presença de animais de estimação, os chamados pet friendly, e até mesmo os que possuem instalações para receber crianças, os coworkings kid friendly, ou seja, a variedade de tamanhos, perfis e preços é grande.

É importante ressaltar que, seja qual for o perfil ou o tamanho do espaço, o foco dessa nova maneira de trabalhar é na troca de experiências e na inspiração que a diversidade de profissionais, negócios e segmentos pode oferecer.

Além de inspirar, a experiência em um espaço de trabalho compartilhado pode ser uma excelente forma de se atualizar profissionalmente e abrir novas perspectivas.

Como o coworking pode me ajudar no meu novo negócio?

A escolha por um espaço de coworking pode ser vantajosa para novos empreendedores, principalmente pelo seu baixo custo se comparado aos escritórios comerciais convencionais.

Por serem espaços compartilhados, eles tendem a oferecer valores mensais menores do que o aluguel de salas em prédios comerciais. Benefícios e serviços como conexão wi-fi, cozinha compartilhada e cota de impressão já estão inclusos na maioria dos planos.

Desta forma, você pode economizar nos custos da sua nova empresa, o que pode proporcionar a margem que você precisa para estruturar seu novo negócio.

Alguns incluem também a opção de endereço comercial para o recebimento de correspondências e para divulgação em seu website e cartão de visitas. Você pode também contratar secretárias virtuais e um endereço fiscal.

A variedade de benefícios e serviços é grande e vai depender do plano que você contratar e do tipo de coworking que escolher.

Oportunidades de negócio são o maior benefício de se participar em um espaço de coworking. As empresas e indivíduos participantes, também chamados de residentes, tendem a indicar uns aos outros e trocar experiências e conhecimentos entre si.

A troca de serviços é constante e isso pode ser o ponta pé inicial que um novo empreendedor precisa para se inserir no mercado.

A essência do coworking está no capital humano, ou seja, nas pessoas que frequentam o espaço compartilhado

Mais do que mobiliário, estrutura e um ambiente de trabalho mais organizado e propício para a atividade profissional,  estar em um espaço de trabalho compartilhado proporciona troca de experiências e desenvolvimento de negócios, não só com as empresas residentes, mas também com cada uma das pessoas que frequentam o espaço.

Como faço para conhecer um coworking?

A melhor forma de descobrir se um coworking é uma boa escolha para você e o seu negócio é visitar um desses espaços e  contratar um dia avulso para conhecer o ambiente de trabalho, os residentes e a rotina..

Participar de eventos abertos ao público promovidos pelo coworking também é uma maneira interessante de conhecer o local, o público que ele atende e os gestores do espaço.

É importante também pesquisar se o coworking que você escolheu é adequado ao seu segmento ou tipo de negócio. Um coworking temático pode ser uma alternativa interessante caso você busque uma maior integração com algum segmento específico.

Seja qual for o seu negócio ou o seu perfil, a escolha por um coworking pode tanto impulsionar um novo negócio como energizar um trabalho já existente. Experimente essa nova modalidade flexível de trabalhar e conviver e se beneficie dessa experiência 😀

Aqui no SPACE nós temos o “Day Test” que serve justamente para ajudar você a viver essa experiência no Coworking, sem custo algum, por nossa conta! 😉

 

Para se inscrever no day test, clique nesse link e agende um horário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *