O que a impressão 3D pode fazer por você hoje?

28 set 2018
equipe3ddata
86
0

Quando se fala de manufatura aditiva, ou impressão 3D, a maioria das pessoas imagina uma tecnologia complicada, cara, distante e voltada somente para aplicações industriais ou de grande porte. Outras pessoas também enxergam a impressão 3D como um “brinquedo para fazer brinquedos”, imaginando que somente os geeks e os apaixonados por novas tecnologias se interessarão ou terão utilidade para ela.

Na verdade, a impressão 3D tem um impacto maior na vida das pessoas comuns do que se pode imaginar. Abaixo, elencamos 4 aplicações que têm um impacto no cotidiano das pessoas e que trazem melhorias para o seu estilo de vida:

 

1 – Arquitetura e design

A visualização de uma planta de arquitetura pode parecer um trabalho difícil para leigos, às vezes as escalas utilizadas podem confundir o leitor e dar uma noção de espaço que não corresponde à realidade. A utilização de maquetes não é algo novo na área da arquitetura, principalmente em showroom de vendas, mas ela costuma ser usada apenas em grandes empreendimentos, já que seu custo de produção é alto. A impressão 3D altera esse cenário. Para projetos de construção individual, reformas de determinados cômodos ou até a concepção de áreas de lazer é possível imprimir a maquete por um preço acessível e auxiliar na visão espacial. Tudo parte da concepção do modelo CAD em escala da estrutura, passando por uma adequação para o formato de impressão. Por último a impressão 3D permite imprimir diferentes cores com variação, inclusive, de textura para que a maquete não torne-se somente visual.

pagoda3d

Pagoda impresso em 3D

2 – Peças de apoio pré-cirúrgico e próteses

A tomografia e ressonância magnética são exames de imagens que permitem ao médico visualizar as estruturas de órgãos internos. A imagem gerada nestes procedimentos é do tipo 2D e representa uma “fatia” de um volume como o todo. Quando montada em conjunto com a sobreposição é necessário a habilidade do médico para visualizar e dar o diagnóstico. A impressão de modelos por meio de impressão 3D permite que a percepção volumétrica das formas ocorra de maneira mais intuitiva. Softwares específicos podem transformar tomografias computadorizadas em arquivos para a impressão 3D. Esse procedimento já é utilizado no mundo todo para o estudo de cirurgias complexas de alto risco, servindo como apoio pré-cirúrgico e guias.

A utilização de modelos de partes ósseas auxilia no planejamento do cirurgião para identificar pontos de fixação dos implantes e reduz quatro principais aspectos: o tempo da cirurgia, o tempo do paciente no pós-operatório, o gasto com hospitais e o índice de erros médicos.

São poucas as peças impressas em 3D que são utilizadas diretamente no paciente, principalmente por um desconhecimento da propriedade mecânica e de degradação do material no corpo humano. Existe toda uma regularização que surge para especificar procedimentos para tais produtos. No entanto, para peças de apoio e planejamento cirúrgico a impressão 3D já é uma realidade que tem ajudado a salvar vidas e melhorar na recuperação de muitos pacientes, inclusive no Brasil..

Design sem nome

Biomodelo de coluna impresso em 3D

3 – Restauração e reparo de móveis

 A impressão 3D pode ser utilizada para fazer reparos e restauração em móveis domésticos ou até mesmo em grandes projetos de restauração de peças de museus, centros de pesquisa e outras instituições. Não é incomum termos em casa móveis que estão em nossa família há muitos anos, herança de pais ou avôs, mas que infelizmente perderam suas maçanetas ou outros adereços devido ao tempo ou às constantes mudanças de residência. Muito raramente conseguimos repor essas peças ou consertá-las, pois na maioria das vezes os fabricantes já deixaram de produzir esses adereços.

A impressão 3D pode ser utilizada para restaurar esses móveis, pois os adereços podem ser facilmente remodelados em um programa de CAD/Design e então impressas numa impressora 3D, seja ela uma impressora profissional ou doméstica.

Recentemente, devido ao incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, pudemos constatar o quanto a impressão 3D pode ajudar a sociedade de forma mais ampla. Réplicas de artefatos danificados ou perdidos durante o incêndio serão impressas por centros de pesquisa brasileiros, o que ajudará a minimizar a perda dos artefatos históricos e auxiliará na continuidade das pesquisas que estavam em andamento no museu.

 

luzia_nota

 

4 – Peças personalizadas para decoração e publicidade 

Uma das maiores vantagens da impressão 3D é a possibilidade da personalização de produtos e objetos para uso doméstico e comercial. Logomarcas, prêmios, placas, brindes, protótipos de novos produtos e uma gama de objetos criados para fins publicitários podem ser criados de forma rápida e econômica. Além disso, a impressão 3D nos liberta da manufatura em massa de produtos, pois com o advento da tecnologia, qualquer pessoa pode adquirir uma impressora e se apropriar do processo de manufatura. A medida que a tecnologia se populariza, no Brasil e no mundo, insumos e equipamentos para fabricação tem se tornado cada vez mais acessíveis e o número de pessoas investindo e empreendendo com impressão 3D tem só aumentado. Assim, não é mais necessário imprimir 1000 unidades de um chaveiro para promover a sua marca, um chaveiro personalizado pode ser impresso em menores quantidades, evitando assim desperdício e gastos desnecessários. Além disso, é possível criar uma peça de decoração única para a sua casa ou escritório de forma econômica e rápida. A impressão 3D para decoração de ambientes tem crescido exponencialmente. Vasos, lamparinas, estátuas, esculturas, a gama de opções em diferentes tamanhos, cores e materiais é vasta.

 

neonbrand-560705-unsplash

Os exemplos listados acima são exemplos de aplicação de impressão 3D nas mais diversas profissões e atividades do cotidiano. Podemos notar que a grande vantagem da impressão 3D em relação aos processos convencionais é a possibilidade de impressão de peças em baixa escala de produção com menor custo. A personalização e customização dos produtos é um movimento global recente e vem ganhando força com a confecção de peças 3D.

Assim, esperamos que da próxima vez que você pensar em impressão 3D, ficará mais fácil responder a pergunta que intitula esse texto. E aí, o que a impressão 3D pode fazer por você hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *