Entenda o valor da Descompressão e do Lazer para um bom trabalho

21 dez 2018
space
336
0

Você é daquelas pessoas que têm que ser literalmente arrancadas da cama numa segunda-feira de manhã ?

Trabalho pra você é sinônimo de cansaço, jornadas longas e com muita pressão por resultados, sem espaço nenhum para descanso ou diversão?

Ou você tem uma coleção de memes sobre sexta-feira e na segunda de manhã já começa a contagem regressiva pra dizer – SEXTOU! ?

Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém assim, o texto de hoje é pra você.

O trabalho e a pressão do dia a dia podem ser muito desgastantes e estressantes na vida das pessoas. É comum ouvirmos falar de estresse no trabalho, de doenças ocupacionais como a síndrome de burnout, do aumento da ansiedade e queda de produtividade.

Mas será que a produtividade e os resultados estão diretamente relacionados à correria, estresse e aumento de trabalho?

 

Lazer e trabalho são mesmo incompatíveis?

Trabalho sério e alto desempenho não precisam ser sinônimos de cansaço, estresse e pressão constante. Não é preciso trabalhar cada vez mais horas e mais arduamente para que tenhamos resultados positivos e sucesso com nossos empreendimentos.

O trabalho pode ser divertido, relaxante e nos satisfazer.

Uma certa dose de estresse e adrenalina são necessárias para nos tirar da inércia e nos motivar, porém, pressão demais tem um efeito nocivo e ao invés de causar aumento de desempenho, causa queda de produtividade e de qualidade nas entregas.

Foi pensando nisso que surgiram os espaços, ou salas de descompressão.

Uma sala de descompressão é um ambiente ou espaço físico dentro de empresas, coworkings e escritórios idealizado para proporcionar momentos de relaxamento, lazer e alívio de estresse durante a jornada de trabalho.

Lazer e tranquilidade estimulam a criatividade

É verdade que espaços de convivência e áreas de lazer e confraternização já existiam nas empresas há algum tempo, mas as salas de descompressão têm um objetivo que transcende o lazer dos funcionários.

Os espaços de descompressão têm como principal propósito aliviar a tensão durante a jornada de trabalho, recarregar as energias e estimular a integração da equipe, resultando em aumento de produtividade e rentabilidade.

Esses espaços servem, por exemplo, para que possamos organizar nossas ideias após uma reunião difícil, clarear a mente antes de uma sessão de brainstorming ou aliviar a tensão para resolver um problema técnico de difícil solução.

O impacto do uso das salas de descompressão na criatividade e produtividade dos funcionários é bastante significativo. Uma mente tranquila produz com mais qualidade, foco e clareza.

 

Mas como é essa tal sala de descompressão?

A principal característica de uma sala de descompressão é a sua decoração. Geralmente, ela é decorada com cadeiras confortáveis, puffs, travesseiros e sofás.

A pintura deve ser colorida e arrojada, para estimular pensamentos criativos e confortar uma mente inquieta.

Em algumas você também encontra aparelhos de TV, caixas de som ou instrumentos musicais a disposição dos funcionários.

Algumas salas possuem mesas de jogos, consoles de videogame, jogos de tabuleiro, livros e revistas em quadrinhos.

Dependendo do espaço físico disponível, ela pode ser uma sala separada e isolada do restante do espaço, para que o barulho de conversas, TV ou aparelhos de som não atrapalhem as demais atividades.

Se o espaço disponível na empresa for menor, ela pode ser integrada ao restante do ambiente, dividida em pequenos nichos com espreguiçadeiras, puffs, redes ou sofás confortáveis.

Não importa como elas estão decoradas, seu tamanho ou quais itens elas possuem, o importante é que sejam utilizadas para momentos de reflexão e lazer e que seu propósito seja descarregar um pouco da tensão do dia a dia e da pressão constante do ambiente de trabalho.

A função da sala não é somente relaxar, mas também energizar as pessoas para que possam produzir mais, serem mais criativos e em consequência, aumentarem a rentabilidade da empresa e dos seus negócios.

Além disso, a sala tem o poder de inspirar os funcionários a ter novas ideias para projetos e criar decisões inovadoras para velhos problemas.

Ela também tem um papel importante na integração dos membros da equipe e dos demais participantes de um espaço de trabalho ou empresa.

É comum reuniões espontâneas surgirem nesses espaços e renderem soluções e a criação de novos negócios. Por estarem reunidos numa atmosfera de descontração e relaxamento, as equipes tendem a colaborar melhor e estarem mais alinhadas nesses momentos.

Alguns exemplos famosos de salas de descompressão

O conceito de sala de descompressão surgiu nas empresas de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia, que passaram a oferecer ambientes de trabalho descontraídos e locais para relaxamento para seus funcionários na década de 90.

Os exemplos mais famosos são o Google e o Facebook, que apesar de não terem sido os primeiros a oferecer esse tipo de espaço, tornaram-se famosos por esse tipo de prática.

Google Campus, São Paulo

Google Campus, São Paulo / Fonte: TecMundo

O que essas empresas perceberam é que o tipo de trabalho exercido pelos seus colaboradores exigia um esforço mental, criatividade e foco que dificilmente poderia ser mantido ao longo da jornada de trabalho.

130713_Wallmart_068_Fran_Parente_IMG_1802

Sede Walmart, São Paulo / Foto: Fran Parente

Sem um ambiente para descontrair e recarregar as energias mentais, a produtividade caía assim como a criatividade e a flexibilidade para criar soluções inovadoras para as demandas dos seus clientes.

Investir em espaços de descompressão e lazer foi a solução que essas empresas encontraram para reverter esse quadro.

Sede Hotmart

Sede Hotmart / Foto : Henrique Queiroga

A princípio, essa iniciativa parecia nada mais que moda ou truque para chamar a atenção da mídia, mas passada a desconfiança inicial, outras empresas passaram a adotar a mesma estratégia e seus resultados também melhoraram.

O que antes era considerado “moda” e “excentricidade” passou a ser levado a sério e adotado nas demais empresas, não só de tecnologia, mas dos mais variados setores.

sedenubank

Sede do NuBank com piscina de bolinhas, SP

Use sem culpa e não culpe quem usa!

Se você tem um espaço como esse no seu trabalho, use sem culpa. Algumas pessoas se sentem culpadas ao usarem salas de descompressão.

Em culturas empresariais e setores mais conservadores, as pessoas  podem se sentir como se estivessem “fazendo hora” ou “matando tempo” no trabalho enquanto, na visão delas, deveriam estar em suas mesas “trabalhando duro”.

Além disso, gestores que não acreditam ou não conhecem os benefícios que as salas de descompressão podem proporcionar, tendem a vigiar seus funcionários e a cobrar cada segundo gasto na sala de descompressão.

Ao invés de focar nos resultados, essas pessoas contabilizam, o que consideram ser “horas trabalhadas”. Nessa perspectiva conservadora, o que contam mais são as horas gastas na frente do computador e não os resultados obtidos.

Se você não tem uma sala de descompressão na sua empresa e gostaria de implementar essa prática, lembre-se de que não bastam móveis confortáveis, videogames e decoração colorida.

O mindset deve estar alinhado com os objetivos da sala e todos os colaboradores devem, tanto ser encorajados a usar o espaço quanto desencorajados de criticar e fiscalizar quem usa.

Aqui no SPACE também tem sala de descompressão e áreas de lazer. Acreditamos que espaços de descompressão são necessários para energizar as equipes, promover bem estar e integração.

Vem conhecer a nossa e descobrir que lazer e trabalho sério não só são compatíveis, como se complementam!

Para saber mais e agendar um day test, clique aqui 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *