E agora, José? A festa acabou – Como voltar ao ritmo de trabalho

4 jan 2019
space
234
0
“E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu (…)”
Carlos Drummond de Andrade

 

Citando o famoso poema de Drummond (1942), agora chegou aquele momento de voltar à rotina e à normalidade do trabalho.

Depois de tanta comemoração, festa e diversão a gente pode se sentir assim…tal qual o José do Drummond, que depois da alegria das festas se vê novamente sozinho na multidão, meio perdido e desorientado, sem saber por onde recomeçar…

Provavelmente, José também tinha uma rotina de trabalho para retomar, seja na manhã seguinte ou na próxima segunda-feira.

Ou quem sabe, como é comum para tantos brasileiros, o novo ano do José só começava de fato depois do Carnaval.

As festas de fim de ano são a época mais esperada do calendário. Uma oportunidade para curtir a família, descansar, exagerar nos comes e bebes sem muita culpa e claro, se divertir!

Mas retornar à rotina em janeiro é sempre um desafio e a gente acaba tendo aquela sensação de que precisa de umas férias…depois das férias!

Se você está se sentindo um pouquinho como o José, sentindo a solidão e o cansaço depois que a festa acabou, preparamos um texto esta semana para te ajudar a retomar a rotina, curar a ressaca e se preparar com toda a energia pros desafios e conquistas que te esperam em 2019!

Lembrando que a gente TAMBÉM está voltando à rotina, o texto de hoje é curtinho, objetivo e com 3 dicas simples para que o seu retorno seja melhor e mais leve.

 

E ainda tem 2 dicas bônus pra você usar antes do próximo feriadão!

 

1. Se possível, não volte para o trabalho logo depois das festas

 

giphy-1

 

A tentação de aproveitar os últimos momentos de praia, piscina ou aquele churrasco da virada com os amigos e a família, é forte. Porém, ter pelo menos um dia em casa antes de retornar ao trabalho pode ser bastante benéfico.

Aproveite esse dia para organizar a casa, fazer um detox dos excessos da alimentação e, principalmente, dormir mais cedo.

Além de ajudar a ajustar o seu relógio biológico, esse tempinho extra vai fazer com que você retorne mais descansado e focado.  Com o corpo e a mente mais calmos, você terá maior capacidade de concentração e as ideias fluirão com mais facilidade.

2. Faça mais pausas no trabalho nos primeiros dias

giphy-2

Como já sabemos, fim de ano é sinal de excessos em todas as áreas: ficamos mais tempo acordados, comemos comidas mais pesadas com excesso de açúcar e gorduras, quem consome álcool costuma consumir um pouquinho mais do que o normal…

Nosso corpo sofre com essa alteração de rotina e logo depois começamos a sentir os efeitos negativos do famigerado “pé na jaca!”.

Procure dar tempo ao seu corpo para se adaptar à rotina de sono e alimentação que você está acostumado ao longo do ano.

Pequenas pausas no trabalho ao longo do dia para uma breve soneca, uma caminhada leve ou até mesmo um bate-papo descontraído com os colegas pode ser a salvação do seu dia e, por que não, do seu corpo.

3. Vá com calma nos e-mails

 

É natural querermos abrir a caixa de mensagens correndo assim que sentamos na frente do computador.

Porém, dependendo do volume de mensagens de e-mail que você costuma receber diariamente e do tempo que passou longe da sua conta, essa tarefa pode levar muito mais tempo do que você gostaria.

Além do mais, nem todos os seus contatos precisam de uma resposta logo após o réveillon.  

Separe algumas horas do seu dia e verifique a caixa de mensagens em três ou quatro momentos diferentes ao longo do dia.

Tenha um plano, responda somente as mensagens urgentes nesse primeiro dia e ao longo da semana processe o restante dos e-mails. Isso evitará que você passe tempo demais em tarefas não prioritárias, principalmente enquanto ainda está se adaptando à rotina.

Reserve suas energias para tarefas que demandem mais da sua atenção e sejam realmente prioritárias.

Aquele e-mail agradecendo os desejos de boas festas que você recebeu antes do feriado pode esperar um pouquinho mais pra ser respondido!

 

Bônus! 

giphy-4

 

As dicas 4 e 5 são pra você lembrar antes de sair de férias no próximo feriado prolongado ou Carnaval. Afinal…para muita gente o ano só começa mesmo depois do CARNAVAL!

4. Deixe tudo organizado antes das férias/feriado

giphy-5

 

Esta dica é a mais simples…mas também a mais difícil de ser aplicada.

Deixar tudo organizado antes de sair para as festas de fim de ano pode poupar muito estresse no seu retorno.

Se você trabalha com uma equipe, não se esqueça de delegar as tarefas de início de ano antes que o ano termine. O ideal é que pelo menos as duas primeiras semanas de trabalho do ano estejam planejadas já em dezembro.

Essa dica é especialmente valiosa se você pretende esticar um pouquinho o feriado com alguns dias a mais de férias e retornar somente depois dos outros membros da sua equipe.

Termine o máximo de relatórios, análises ou tarefas de projetos que conseguir.

Esse esforço será recompensado por uma mente mais tranquila, não só quando você retornar à rotina de trabalho, mas também durante as festas ou feriado, pois saber que não deixou nenhuma entrega pra trás vai te deixar muito mais relaxado para curtir as comemorações.

Afinal de contas, já imaginou passar o próximo feriado revisando um projeto atrasado que precisa ser entregue logo que você voltar?

 

Ou ainda…amanhecer no escritório na manhã da quarta-feira de cinzas para terminar aquilo que poderia ter sido finalizado antes?

 

5. Não esqueça de olhar a sua agenda antes de voltar ao trabalho

 

giphy-6

 

Esta dica pode parecer óbvia, mas é comum esquecermos de verificar os compromissos e reuniões agendados antes de sair de férias de fim de ano ou feriado prolongado.

Ter uma ideia do que te espera quando retornar, vai te ajudar a se sentir menos ansioso e diminuirá o estresse do retorno.

Assim, você não será surpreendido por aquele cliente que aparece do nada no primeiro horário da manhã ou aquele e-mail pedindo o relatório que você programou pra entregar logo depois do ano novo ou feriado prolongado…e ainda precisa revisar!

Dito isto, evite agendar reuniões com clientes logo depois de um feriado prolongado, a não ser que sejam prioritárias ou importantes para a sua estratégia de vendas ou o andamento de projetos.

Assim como você, eles podem estar tendo dificuldade para se ajustar a rotina.

Enquanto você se acostuma novamente com a rotina do dia a dia, que tal uma leitura bacana sobre como adquirir hábitos saudáveis e, especialmente, se livrar de vez daqueles que nos atrapalham?

Dá uma olhadinha nessa resenha do livro abaixo!

O Poder do Hábito

 

Ah…e se você não conhece ou não lembra muito bem do poema do Drummond, olha ele aqui lido pelo próprio Drummond.:

E agora José?  Por Carlos Drummond de Andrade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *