Diversidade e Grupos Heterogêneos na formação de equipes

7 fev 2019
space
143
0

Desde que nos entendemos como seres humanos (homo sapiens, sapiens sapiens, neandertal, que quer que seja) nós dependemos da diversidade biológica para existir e co-existir.

Com base na variação genética, a seleção natural nos garantiu a sobrevivência.

Conforme surgem novas descobertas na variabilidade biológica, maiores são os impactos na medicina,  na alimentação, no desenvolvimento econômico e áreas afins, todo mundo sai ganhando.

A diversidade de vida compõem ecossistemas dinâmicos capazes de se moldar e se adequar a praticamente todas as situações, tudo isso devido à cooperação entre espécies, regulando energias e equilibrando as relações entre todos os seres vivos.

Falar de diversidade é bom para expandir os olhares e pensamentos, mas implementar ações em prol dela é essencial e irremediável!  (treinamentos, palestras, encontros, discussões, roda de conversa, etc)

Saindo um pouco do ponto de vista biológico a diversidade na história do mundo, no cinema, na música e no ecossistema de startups nos garantiu uma série de conquistas e novas ideias.

Olhe só para exemplos como:

 

frank-and-lillian-from-purdue-university-engineering
Fonte: https://hellarreviews.wordpress.com/tag/lillian-gilbreth/

Lilian e Frank Gilberth, um casal pioneiro nos estudos sobre a produtividade, ela dedicada aos estudos de hábitos e produções industriais de diversos setores e ele, apaixonado por otimizar tempo. Juntos publicaram duas obras que foram base para a Teoria Geral da Administração:

A Primer of Scientific Management (1911)

Fatigue Study (1916).

 

ttl-sherlock-holmes-words-sociopath-1702-6c770cb136388f97984d2dcfcbdd08f0@1x

Fonte:https://www.bbc.co.uk/programmes/p03916jq/p0393lq5

Sherlock Holmes e Watson, envolventes personagens da literatura britânica que desvendam grandes crimes envolvendo viúvas, cães e polegares por toda a Inglaterra (e Brasil, na versão de Jô Soares).

 

1_dDNpLKu_oTLzStsDTnkJ-g.png

O poder das comunidades fica mais evidente ainda quando olhamos para plataformas como GitHub, onde diversos desenvolvedores do mundo todo compartilham códigos já criados com a comunidade Dev, favorecendo a criação de novas tecnologias, serviços e produtos.

 

Queen

Criador:Terry O’Neill | Direitos autorais:2005 Getty Images

No mundo da música a importância da diversidade é bem retratada no recém lançado “Bohemia Raphsody”, filme que retrata a trajetória da banda Queen, trazendo a importância do personagem de Freddie Mercury para a composição e sucesso da banda. Os 4 membros da banda são envolvidos e desenvolvidos uns pelos outros, criando uma relação de colaboração e crescimento mútuo.

 

Screen-Shot-2016-10-25-at-11.54.25-AM-856x570

Fonte: https://projetodraft.com/por-dentro-do-nubank-conheca-os-segredos-da-fintech-mais-festejada-do-pais/

Já no mundo das startups podemos ver casos de sucesso envolvendo a diversidade de equipes de trabalho como é o caso do Nubank. A empresa foi fundada em 2014 por 3 sócios David Vélez (engenheiro colombiano), Cristina Junqueira (engenheira brasileira), Edward Wible (cientista da computação americano), formada em engenharia de produção. Três visões essenciais e completamente diferentes que fizeram do Nubank a enorme empresa que é hoje.

No ecossistema de tecnologia e inovação a importância dos grupos heterogêneos toma frente em workshops de design thinking por exemplo, que converge diferentes visões e experiências de vida em soluções para os mais diversos problemas reais.

Eventos como o Startup Weekend também carrega a força da diversidade e os participantes são estimulados a conhecerem pessoas novas e formarem grupos de variados profissionais para evoluir na criação de uma startup!

Um estudo realizado pela consultoria McKinsey and co. sobre diversidade aponta que grupos com maior diversidade cultural e étnica têm mais chances de oferece resultados acima da média!

Se sua equipe é formada por pessoas bem próximas umas das outras, como classe social, cor, sexualidade, etc  é quase certo que vocês vêm a vida com os mesmos olhos e podem estar deixando passar algo que uma pessoa com outro background facilmente enxergaria!

Falando em sermos diversos… Dia 29 de janeiro foi o dia da visibilidade Trans e o Google fez um vídeo incrível sobre o poder da convivência, te convidamos pra dar uma olhadinha aqui!

A diversidade auxilia na construção de algo maior e mais impactante para o mundo!

Bora incluir gente diferente na equipe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *